www.fprm.com.br
  Clube do Fordinho do Paraná

Home
Home    Agenda    Notícias    Fotos    Diretoria    Filie-se    Histórico    Placa Preta    Contato
Nova pagina 1


APOIO


Peças e Acessórios para Ford Modelo A

Clique aqui para acessar o site!




DIA 1º DE OUTUBRO DE 1908: É LANÇADO O PRIMEIRO CARRO POPULAR DA HISTÓRIA


Fonte: Paulo Rodrigo Cavali



VEJA QUE INTERESSANTE A HISTÓRIA DO PRIMEIRO AUTOMÓVEL...
              
DIA 1 DE OUTUBRO DE 1908: É LANÇADO O PRIMEIRO CARRO POPULAR DA HISTÓRIA

O norte-americano Henry Ford coloca nas ruas o Ford Modelo T, feito para o homem comum usar todos os dias. Com o preço de 850 dólares, foi um sucesso, vendendo em quase duas décadas cerca de 15 milhões de automóveis.

Ford Modelo T, conhecido no Brasil como Ford de Bigode, foi o produto da fábrica norte-americana que popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística, tanto que foi escolhido como o Carro do Século XX. Vigésimo projeto da marca, a partir de 1903, foi produzido por 19 anos entre os anos de 1908 e 1927.
A fabricação desse modelo ganharia notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O T era o primeiro carro projetado para a manufatura,

Pode-se afirmar com segurança que a indústria automobilística começou a partir deste momento, pois, até então, fabricado artesanalmente, o automóvel ainda era visto com desconfiança pelos americanos. Não passava de um brinquedo barulhento, perigoso e caro.

Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto.

Em conseqüência, o custo de cada unidade caiu em relação aos concorrentes existentes no mercado. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, a unidade custava US$ 850;; em 1927, último ano de sua fabricação, o preço havia despencado para US$ 290.

Por estas razões, o T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 é iniciada sua fabricação na Argentina. Em 1917, é lançado o caminhão Modelo TT. Em 1919, a Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro e do caminhão dessa linha. Em 1920 , mais da metade dos veículos que circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países distantes como Turquia e Etiópia .





O Fordequeiro
Notícias 2007 a 2010


Rua Comendador Araújo, 86 - conjunto 54 - CEP 80420-000 - Curitiba - Paraná
Celular (41) 99289-1929 

Copyright - Clube do Fordinho do Paraná - Todos os direitos reservados