Fonte: Waldir Kunze
Clique aqui para acessar a imagem com os modelos!!!
O industrial e Engenheiro Norte Americano Henry Ford nasceu em 1863 e faleceu em 1947. Sua mulher chamava-se Clara Bryant Ford com quem teve só um filho cgamado Edsel Ford, que nasceu em 1897 e faleceu em 1943. Sua mulher chamava-se Eleanor Clay Ford e tiveram 4 filhos: 1 – Henry Ford II, nascido em 1917 e falecido em 1987; 2- William Clay Ford Sênior, que nasceu em 1925; 3 – Benson Ford, nasceu em 1919 e faleceu em 1978; 4 – Josephine Ford, nasceu em 1923.
Em 2003 a Ford Motor Company, abreviadamente FOMOCO, celebrou seus 100 anos de fundação e seu atual Presidente mundial é William Clay Ford.
A fábrica da Ford chegou ao Brasil em 1919. Fabricou de 1908 à 1927 cerca de 15.000.000 de automóveis no mundo todo e que foi o modelo T.
De 1927 à 1932 fabricou o famoso Ford Modelo A, carinhosamente chamado e conhecido como Fordinho, que são os dois modelos imortais.
Nos EE.UU. existem dois grandes clubes de Fordinho cada um com mais de 8.000 associados e um clube do Fordinho T com igualmente milhares de associados.
O Clube tem um museu próprio nos EE.UU. de âmbito mundial, pois o Ford T fez 100 anos em 2008!
Estiveram reunidos de 21 à 26 de julho de 2008, mais de 1000 Fordinhos T cuja comemoração durou quase uma semana. Calcula-se que ainda existem cerca de 500.00 Fordinhos modelo A no mundo dos quais 50% rodando e/ou conservados e o resto em fase de recuperação/restauração.
Nos festejos dos 100 anos do Ford T, compareceram dois descendentes da família Ford, quais sejam: Edsel B. Ford III bisneto de Henry Ford e neto de Edsel Ford e Henry Ford III, tataraneto de Henry Ford e neto de Henry Ford II.
Em 2008 foi decidido pelos entusiastas do Ford A a criação do Dia Internacional do Ford A que é comemorado em 26 de julho de cada ano. Foram fabricados mais de 4.800.000 Fordinhos A no mundo todo. O estilista/desenhista principal do Ford A foi Edsel Ford que inclusive obteve uma patente pelo desenho da capa do radiador e em 1956 a fábrica lançou um modelo de Ford chamado Edsel, em sua homenagem, mas, devido ao seu aspecto estilístico não agradou ao público e as vendas foram um fracasso e sua duração não chegou bem aos três anos, no entretanto, hoje esse modelo é muito procurado e ao que se sabe só existe um no museu da Ulbra em Canoas, que inclusive importou esse carro para o seu acervo.
Henry Ford, sobre seus carros na época disse uma frase que ficou na história: Compre um Ford não porque é mais barato e sim porque é um carro melhor! E sobre o trabalho ele disse: O trabalho mais duro que existe é o pensamento, talvez por isso tão poucos se dedicam a ele!
|